sábado, 12 de junho de 2010

Síntese reflexiva sobre o uso do blog

Introdução:

O uso do blog nas escolas pode contribuir para o aprendizado dos alunos na medida em que é usado de maneira adequada e não apenas como recurso ilustrativo, sendo vantajoso utilizá-lo nas atividades propostas, pois permitirá um avanço na construção do conhecimento.

Desenvolvimento:

As vantagens do uso blog em atividades educacionais estão relacionadas à participação dos alunos, na maioria das vezes, por meio da troca de ideias e opiniões sobre determinado assunto, favorecendo, de certa forma, a produção da escrita e publicação de trabalhos e textos escolares, assim como, revisão e reescrita de textos, permitindo, assim, que haja um envolvimento entre uma disciplina ou, até mesmo, várias disciplinas, proporcionando, também, a pesquisa exploratória e investigativa proposta pelo professor.

As desvantagens do blog estão ligadas à falta de conhecimento sobre tal ferramenta e, neste caso, acaba sendo usado como recurso ilustrativo. A falta de objetivo na utilização desta ferramenta acaba não contribuindo para o aprendizado, deixando professor de fazer o acompanhamento do processo das atividades desenvolvidas.

Conclusão:

Diante do exposto, o professor, mediador do processo de conhecimento, precisa saber intervir nas atividades desenvolvidas no blog para que o aluno seja autônomo na construção do seu aprendizado.

É preciso que o professor elabore uma atividade com objetivos e estratégias que venham motivar a participação de todos, assim como, desenvolverem o aprendizado.

Não adianta o docente usar esse recurso apenas por que está em “moda” ou por que os alunos já têm conhecimento dessa ferramenta, faz-se necessário um comprometimento com o aprendizado e um planejamento das atividades propostas para que de fato haja aprendizado.


Referências bibliográficas:

MANTOVANI, Ana Margô. Blogs na Educação: Construindo Novos Espaços de
Autoria na Prática Pedagógica. UNILASALLE – Centro Universitário La Salle.

Disponível em:

http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/104/Semana4a/Textos_apoio/Blogs_na_Educacao_-_Construindo_novos_espacos_de_autoria.pdf. Acesso em 05 de Junho de 2010.


BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas.

Disponível em:

http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/104/Semana4a/Textos_apoio/Blogs_na_Educacao_-_Construindo_novos_espacos_de_autoria.pdf. Acesso em 07 de Junho de 2010.

Um comentário:

  1. Olá!
    Sou sua colega de turma do curso CECIERJ venho parabenizá-la pelo blog!
    Gostei bastante desse trecho de sua postagem: "É preciso que o professor elabore uma atividade com objetivos e estratégias que venham motivar a participação de todos, assim como, desenvolverem o aprendizado". Percebo que um planejamento bem elaborado e sequenciado é um dos primeiros passos para se obter resultados satisfatórios em educação".

    Abraços!

    Ps: Está convidada a visitar meu blog! ;=)

    ResponderExcluir