sábado, 17 de outubro de 2009

Pós-Graduação

Faço curso de Pós-graduação no Instituto Federal Fluminense com especialização em PROEJA e, está semana, aprendi muito no curso, não que eu não tenha aprendido nos outros dias, mas essa semana foi especial, pois houve seminários de vários grupos em que diversos assuntos formam abordados.

Aprendi sobre a história da educação, sobre a educação no campo, leis e propostas pedagógicas, entre outros assuntos.

O tema do meu seminário foi a Educação do Campo. Tive a oportunidade de conhecer o Projeto das "Escolas Pantaneiras" e um pouco mais sobre a relaçao educativa do MST.

Aprender realmente é um prazer!!!!

Para apresentação elaborei um slide que postarei aqui no blog.

Até breve!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

S-O-L-E-T-R-A-N-D-O


Tentando trabalhar a escrita correta das palavras, desenvolvir com meus alunos a atividade Soletrando. Propus aos alunos um ditado de algumas palavras temáticas.
Após fazer o ditado, fiz as devidas correções no quadro.
Em seguida, propus aos alunos que estudassem as palavras para que fizessemos um soletrando.
No dia do soletrando, os alunos que iriam participar se inscreveram.
Foi muito legal!!! Todos os alunos participaram e aprenderam de maneira prazerosa a escrita correta das palavras.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fabulando

Para desenvolver o hábito de leitura em meus alunos, optei por utilizar as fábulas de Esopo. As fábulas são textos curtos e que sempre apresentam um ensinamento, isto é, uma moral que permite aos leitores refletirem sobre suas ações.

Assim,iniciei o trabalho, fazendo leituras das fábulas durante o início de cada aula.
Após meus alunos entrarem em contato com variadas fábulas, resolvir que deveríamos estudar as características das fábulas, assim como, a biografia do autor Esopo. Fizemos o estudo, destacando as principais características da fábula e também aprendemos sobre a vida do autor Esopo.

Constatemente, fazia rodas de leitura em sala, utilizando os livros de fábulas da sala de leitura.

Quando percebi que meus alunos já tinham bastante conhecimento sobre as fábulas, propus que eles criassem suas próprias fábulas.

Ainda estou concluindo a minha atividade com esse gênero textual. Pretendo, em breve, fazer reescrita, remontar e dramatizar as fábulas.

Fábulas

O ratinho da cidade e o ratinho do campo

Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.
– Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.
Moral: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Fábulas de Esopo


O homem, seu filho e o burro

Um homem ia com o filho levar um burro para vender no mercado.
– O que você tem na cabeça para levar um burro estrada afora sem nada no lombo enquanto você se cansa? – disse um homem que passou por eles.
Ouvindo aquilo, o homem montou o filho no burro, e os três continuaram seu caminho
– Ô rapazinho preguiçoso, que vergonha deixar o seu pobre pai, um velho andar a pé enquanto vai montado! – disse outro homem com quem cruzaram.
O homem tirou o filho de cima do burro e montou ele mesmo. Passaram duas mulheres e uma disse para a outra:
– Olhe só que sujeito egoísta! Vai no burro e o filhinho a pé, coitado...
Ouvindo aquilo, o homem fez o menino montar no burro na frente dele. O primeiro viajante que apareceu na estrada perguntou ao homem:
– Esse burro é seu?
O homem disse que sim. O outro continuou:
– Pois não parece, pelo jeito como o senhor trata o bicho. Ora, o senhor é que devia carregar o burro em lugar de fazer com que ele carregasse duas pessoas.
Na mesma hora o homem amarrou as pernas do burro num pau, e lá se foram pai e filho aos tropeções carregando o animal para o mercado. Quando chegaram, todo mundo riu tanto que o homem, enfurecido, jogou o burro no rio, pegou o filho pelo braço e voltou para casa.

A Formiga e a Pomba


Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.
Fábulas de Esopo
Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.





A raposa e o corvo

Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!

Fábulas de Esopo

Moral: cuidado com quem muito elogia.


O leão e o ratinho


Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore.
Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores.
Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.